O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcará presença nas cerimónias fúnebres do antigo chefe de Estado de Angola, José Eduardo dos Santos, acompanhado do ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.
"Conforme oportunamente anunciado, o Presidente da República estará presente nas exéquias do antigo presidente José Eduardo dos Santos. O chefe do Estado é acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros", pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência da República.
De acordo com as mais recentes informações, as exéquias deverão decorrer na capital angolana, Luanda, no próximo dia 28 de agosto - data de aniversário do antigo presidente do país.
José Eduardo dos Santos, que liderou Angola entre 1979 a 2017, morreu aos 79 anos de idade, no passado dia 8 de julho, na cidade espanhola de Barcelona. O óbito terá ocorrido devido a causas naturais.
Depois do óbito, a guarda do corpo do antigo chefe de Estado de Angola foi alvo de disputas judiciais, nem tribunais de Espanha, por parte de duas fações da família.
De um lado, Tchizé dos Santos e os irmãos mais velhos opunham-se à entrega dos restos mortais à antiga mulher de José Eduardo dos Santos e à realização de um funeral de Estado antes das eleições de 24 de agosto, com o objetivo de evitar quaisquer aproveitamentos políticos.
Do outro lado, a antiga primeira-dama Ana Paula dos Santos e os filhos que tem em comum com o antigo líder angolano, para além de reivindicarem a posse do corpo, desejavam que o enterro fosse realizado com a maior brevidade possível em território angolano.
Na quarta-feira, a Vara de Família do Tribunal Civil da Catalunha determinou a entrega do cadáver a Ana Paula dos Santos e autorizou a trasladação do mesmo para Angola.
O corpo chegaria a Luanda no sábado, através de um voo com destino ao aeroporto internacional 4 de fevereiro, numa altura em que o presidente João Lourenço concorre para tentar a reeleição.
[Notícia atualizada às 11h18]
Leia Também: Filha de Eduardo dos Santos pede funeral "organizado com o devido tempo"