Bombeiros esperam ter fogo em Sta. Mª de Penaguião controlado esta noite

Há uma frente ativa que preocupa as autoridades

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
28/08/2022 20:54 ‧ 28/08/2022 por Notícias ao Minuto

País

Incêndios

O fogo em Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real, poderá ficar controlado esta noite, com o comandante dos Bombeiros Voluntários a notar que 90% do perímetro do fogo foi consolidado.

Em declarações à RTP, o comandante Artur Cardoso, dos Bombeiros Voluntários da freguesia de Fontes, afirmou que os bombeiros têm esperança em controlar a situação depois de "muito esforço por parte de todos os operacionais".

"Consolidamos 90% do perímetro do incêndio com máquinas de rasto. Contudo, temos ainda uma pequena frente ativa que nos está a causar preocupação", informou o comandante.

Artur Cardoso comentou ainda as dificuldades em avançar com máquinas de rasto, mas, apesar disso, os bombeiros conseguiram criar uma "linha de mangueira no sentido de podermos debelar aquela situação".

"Se o conseguirmos, estou em crer que teremos o incêndio praticamente resolvido. Senão, será muito complicado porque ele poderá rodar e temos toda esta faixa florestal", disse o bombeiros.

De notar que, dentro de pouco tempo, os meios aéreos que apoiam o combate a este fogo não poderão ser usados.

Até às 20h25, o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informava que o fogo na freguesia de Fontes estava a ser combatido por 142 operacionais, apoiados por 40 veículos, fora mais operacionais em freguesias circundantes.

No mesmo distrito, na Senhora da Graça, no concelho de Mondim de Basto, o fogo encontrava-se na fase de resolução, com "alguns pontos quentes", mantendo-se operacionais no terreno para garantir que não há reacendimentos.

O comandante distrital de operações de Socorro de Vila Real acrescentou durante a tarde que "não há casas em perigo", nos dois incêndios no distrito.

Leia Também: Fogo no Sabugal reacendeu-se e continua o de Santa Marta de Penaguião

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas