Paula Peneda, comandante do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP), tornou-se, esta quarta-feira, na primeira mulher a assumir o cargo de superintendente-chefe daquela força de segurança.
“Primeira mulher na PSP a ascender ao posto de superintendente-chefe!!!! O SIAP dá os parabéns a Paula Peneda, que acaba de ser nomeada superintendente-chefe do mapa de pessoal com funções policiais da PSP”, escreveu o Sindicato Independente dos Agentes de Polícia da Polícia de Segurança Pública (SIAP), na rede social Facebook.
Paula Peneda foi, também, a primeira mulher a ser nomeada para o cargo de comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, que assumiu em 2020, e “onde presta um serviço exemplar”.
A responsável é licenciada em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, tendo frequentado uma pós-graduação em Ciências Criminais pela Universidade Moderna de Lisboa. Passou, também, pelo Comando de Santarém, tendo traçado “um percurso brilhante” enquanto oficial de ligação do Ministério da Administração Interna junto da Embaixada de Portugal em Marrocos, antes de ser oficial de ligação da PSP junto do Ministério.
“Um verdadeiro exemplo a seguir para todas as mulheres que ambicionam uma carreira na polícia”, remata o SIAP.
Leia Também: Usar (ou não) cinto de segurança? PSP esclarece mitos e factos