"A Câmara Municipal de Ílhavo informa que a Praia do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, está, temporariamente, interdita a banhos, a partir desta quarta-feira, 21 de setembro", dá nota a autarquia em comunicado.
Segundo é referido pela Câmara de Ílhavo, "a decisão decorre após a análise à qualidade da água ter revelado a presença de um elevado índice de contaminação microbiológica, que a torna imprópria para a prática balnear".
"A Câmara Municipal de Ílhavo está a realizar diligências, em estreita colaboração com a Administração do Porto de Aveiro e a Águas da Região de Aveiro, para a realização de uma inspeção ao local, com objetivo de identificar a origem da contaminação da água", garante.
Recorde-se que idêntica medida foi tomada em agosto, na sequência de análises à qualidade da água realizada pelo Laboratório de Saúde Pública, que revelou a presença de "um elevado índice de contaminação microbiológica".
Na altura, a autarquia disse ser desconhecida a origem da contaminação e que iriam ser realizadas averiguações para identificar as causas, mas a ausência de contaminação numa contra-análise posterior levou ao levantamento da interdição.
A Câmara Municipal de Ílhavo, bem como a Agência Portuguesa do Ambiente, realizam análises semanais à água da Praia do Jardim Oudinot, a que se juntam as recolhas realizadas pelo Laboratório de Saúde Pública.
Leia Também: Seis distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada