"Tendo sido convidado pela empresa, não compete ao Ministério da Economia definir quem são os demais convidados para a visita", frisou a tutela, numa nota enviada à agência Lusa.
No mesmo comunicado é referido que Pedro Reis esteve em Vila Velha de Ródão na Bioteck a convite da empresa da fileira do papel e que, uma vez terminada a visita, "seguiu para outra visita a outra empresa, noutro concelho".
"O Ministério da Economia apenas definiu a comitiva do seu gabinete que o acompanhou e solicitou para ser incluído um representante da AICEP [Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal], no caso, o presidente", acrescentou a tutela.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão considerou que a deslocação do ministro da Economia, Pedro Reis, ao concelho, no distrito de Castelo Branco, foi partidarizada, por só ter convidado o vereador eleito do PSD e o município não ter sido previamente informado.
"A partidarização da visita de um membro do Governo ao nosso concelho é uma situação que consideramos grave e merece o nosso repúdio", acentuou hoje Luís Miguel Pereira, em comunicado enviado à agência Lusa.
O autarca lamentou que um membro do Governo tenha estado nessa qualidade de visita a Vila Velha de Ródão e não tenha convidado "os representantes da comunidade local livremente eleitos, optando por convidar apenas o vereador eleito pelo PSD".
Luís Miguel Pereira considerou que o gesto representou "uma lamentável falta de cultura democrática" e contrariou "as mais básicas regras das relações institucionais e da cortesia entre órgãos da administração central e local".
Leia Também: Autarca acusa Governo de "partidarização" com visita de ministro