Covid-19. Que grupos estão a ser chamados para a vacinação?
Se tem dúvidas, o Serviço Nacional de Saúde fez uma publicação nas redes sociais de modo a esclarecer os utentes.
© Teresa Nunes/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
País Covid-19
Está em marcha uma nova 'vaga' de vacinação contra a Covid-19. Mas sabe se faz parte dos grupos que, atualmente, estão a ser chamados para ser inoculados? Para tirar as dúvidas que ainda possam persistir, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) fez uma publicação nas redes sociais de modo a esclarecer os utentes.
Antes de mais, é necessário saber que "a vacina reduz o risco de infeção por Covid-19 e aumenta a proteção contra a doença grave". O SNS destaca ainda que "a vacina protege", pelo que deve tomá-la caso se encontre num destes quatro grupos que, de momento, estão a ser chamados.
São eles:
- Maiores de 60 anos;
- Grupos de risco:
- Profissionais de saúde;
- Profissionais e residentes em Lares.
A vacina reduz o risco de infeção por COVID-19 e aumenta a proteção contra a doença grave. É indicada para maiores de 60 anos e grupos de risco. A vacina protege! #Saúde #SNS #COVID19PT #Vacinação #UmconselhodaDGS @DGSaude pic.twitter.com/3Jai1WL6IO
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) September 22, 2022
De recordar que o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 ultrapassou o limiar de 1 em Portugal, estando nos 1,03, e a média de infeções subiu ligeiramente para os 2.642 casos diários, indicou ontem o Instituto Ricardo Jorge (INSA).
A nível regional, os dados divulgados indicam que o Rt é de 0,98 no Centro, enquanto as restantes seis regiões estão com este indicador acima do limiar de 1, mais duas do que na semana anterior. O Norte apresenta um Rt de 1,03, Lisboa e Vale do Tejo de 1,03, o Alentejo de 1,04, o Algarve de 1,07, os Açores de 1,18 e a Madeira de 1,33.
Leia Também: Índice de transmissão da Covid-19 ultrapassa o limiar de 1 em Portugal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com