"Foi aprovada a resolução que designa Fernando Manuel Ferreira Araújo como diretor executivo da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), por um período de três anos". A decisão foi anunciada, esta quinta-feira, no comunicado emitido após a reunião do Conselho de Ministros.
O Governo ressalvou ainda, na mesma nota, que "a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde tem como missão coordenar a resposta assistencial das unidades de saúde do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, a melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde, a participação dos utentes e o alinhamento da governação clínica e de saúde".
E acrescenta: "O Diretor Executivo é órgão diretivo, de representação e de mais elevada responsabilidade de gestão do SNS."
Recorde-se que o médico Fernando Araújo, presidente do Centro Hospitalar Universitário de São João desde abril de 2019, foi confirmado oficialmente como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, no passado dia 23 de setembro.
A direção executiva do SNS vai coordenar toda a resposta assistencial do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, e passa a gerir também a rede nacional de cuidados continuados integrados e da rede de cuidados paliativos, até agora da responsabilidade das administrações regionais de saúde.
[Notícia atualizada às 14h06]
Leia Também: Novo CEO do SNS? "Nunca será um subserviente", garante Campos Fernandes