Tempestade Beatrice chegou a Portugal (e trouxe consigo mais chuva)
A última semana de outubro será também mais chuvosa do que o normal.
© iStock
País Meteorologia
A tempestade Beatrice ‘aterrou’ em Portugal na madrugada deste sábado, dia 22 de outubro, e os efeitos já se fazem sentir. A depressão ficará em solo português até, pelo menos, domingo, dia 23 de outubro, prevendo-se a ocorrência de “precipitação por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, e vento forte no litoral e terras altas”.
Mas o tempo chuvoso que tem assolado o país não se ficará por aqui. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana de 24 a 30 de outubro será marcada também por “precipitação bastante acima do normal”.
Beatrice foi o nome cunhado pela Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET) para descrever a depressão “centrada em 46°N e 18°W hoje, dia 22 de outubro de 2022, às 00h00” que, na sua circulação, transporta “uma massa de ar tropical, com elevado conteúdo de humidade”, informa o IPMA, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
“Desta forma, prevê-se nos dias 22 e 23 a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, e vento forte no litoral e terras altas nos dias, com rajadas que podem atingir até 80 km/h no litoral Norte e Centro, e até 95 km/h nas terras altas”, complementa o organismo.
Além disso, é ainda esperado um “aumento significativo da agitação marítima no litoral oeste a partir da tarde do dia 22, com ondas de sudoeste entre quatro e cinco metros”, ao passo que, na madrugada e manhã do dia 23, as ondas poderão chegar aos cinco a seis metros no litoral a Norte do Cabo Mondego.
Contudo, a próxima semana deverá manter a tendência dos últimos dias, prevendo-se “precipitação bastante acima do normal”, com “valores superiores a 60 mm em grande parte das regiões Norte e Centro, em particular no Minho e Douro Litoral, onde poderão ser da ordem de 150 mm”. A região Sul será menos afetada, com valores semanais entre 20 mm a 50 mm.
“O território de Portugal Continental continuará sob a influência de um fluxo do quadrante sul associado a um vasto sistema depressionário localizado no Atlântico Norte, o que origina céu muito nublado, precipitação frequente e temperatura amena”, salienta o IPMA, recordando que estas condições atmosféricas “podem provocar, nos períodos de precipitação mais intensa, inundações urbanas com um impacto local e de curta duração”.
A mesma nota indica ainda que a temperatura máxima situar-se-á entre os 20 °C e os 25 °C na maioria do país, enquanto os valores da temperatura mínima ficarão na ordem dos 11 °C e 17 °C.
O vento continuará a predominar de sudoeste, soprando em geral fraco, mas mais intenso nas terras altas, onde será temporariamente forte e com rajadas da ordem dos 70 km/h.
Leia Também: Mau tempo? Saiba o que deve esperar (e que medidas tomar)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com