Portugal será afetado, na próxima sexta-feira e sábado (18 e 19 de novembro), por uma massa mais fresca com origem polar marítima, revela, esta quarta-feira, uma carta do Best Weather PT.
Apesar de esta massa passar de "raspão" pelo nosso país, a verdade é que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), preveem-se temperaturas bem mais baixas do que as que estão a ser registadas atualmente.
Em Lisboa, por exemplo, prevê-se que os termômetros não ultrapassem os 16ºC, com as mínimas a baixarem até aos 11ºC. No Porto estará um pouco mais frio, com mínimas previstas de 9ºC e máximas de 14ºC.
As regiões mais frias serão a Guarda, com temperaturas mínimas de 2ºC, Vila Real e Viseu, de 3ºC, e Bragança, de 5ºC.
No Algarve, o tempo estará mais quente, com as máximas a chegarem aos 18ºC. Já no Alentejo o frio também começa a ser sentido, com previsões de 15ºC de máxima e 7ºC de mínima para Évora.
Nos Açores e na Madeira é que não se deve sentir esta massa de ar frio. As temperaturas vão andar à volta dos 22ºC de máxima e 17ºC de mínima nos dois arquipélagos.
Esta massa de ar mais fresca, também segundo o Best Weather PT, pode ainda trazer consigo alguns aguaceiros e trovoadas, “alimentados pelas diferenças térmicas entre o mar ainda bastante quente e o frio em altura”. Acima dos 1.400 metros pode até nevar.
Já no domingo choverá com intensidade e as temperaturas voltarão a subir, com a chegada de ar abafado, muito húmido, vindo das regiões tropicais.
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Chuva persistente coloca sete distritos do continente sob aviso amarelo