A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) informou, esta quinta-feira, acerca da "suspensão da atividade do distribuidor por grosso Orbi-Pharma International", com sede na Bélgica.
Em comunicado publicado no site do Infarmed, é referido que "a atividade de distribuição por grosso de medicamentos da entidade Orbi-Pharma International foi suspensa após a deteção de não-conformidades com as boas práticas de distribuição, conforme divulgado pela autoridade competente da Bélgica".
Deste modo, "as entidades não devem comercializar medicamentos com o referido distribuidor". "As entidades que tenham adquirido medicamentos a este distribuidor, e/ou que tenham sido contactadas por este distribuidor para adquirir medicamentos, devem comunicá-lo ao Infarmed através do e-mail dil-ins@infarmed.pt", é ainda indicado.
A Autoridade Nacional sublinha ainda, no mesmo documento - que pode consultar aqui na íntegra - "que os medicamentos fornecidos por distribuidores não autorizados devem ser considerados como falsificados, não estando garantida a sua qualidade, segurança e eficácia, pelo que não podem ser utilizados".
Leia Também: Fármacos em falta? "Não há nenhum que não tenha alternativa disponível"