A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) alertou, esta quinta-feira, para a suspensão da distribuidora por grosso de medicamentos da entidade irlandesa Brentree Enterprises Limited, “após a deteção de não-conformidades com as boas práticas de distribuição”.
“A atividade de distribuição por grosso de medicamentos da entidade Brentree Enterprises Limited foi suspensa após a deteção de não-conformidades com as boas práticas de distribuição, conforme divulgado pela autoridade competente da Irlanda”, indica o organismo, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Nessa linha, o Infarmed alerta que “as entidades não devem comercializar medicamentos com o referido distribuidor”, apelando aos estabelecimentos que tenham adquirido produtos da Brentree Enterprises Limited ou que tenham sido contactados pela distribuidora irlandesa que o comuniquem à autoridade de saúde, no endereço eletrónico dil-ins@infarmed.pt.
O organismo recorda também que “os medicamentos fornecidos por distribuidores não autorizados devem ser considerados como falsificados, não estando garantida a sua qualidade, segurança e eficácia, pelo que não podem ser utilizados”.
A missiva remata que “o relatório de não-conformidade com as boas práticas de distribuição de medicamentos para uso humano pode ser consultado na base de dados de acesso público EudraGMDP”.
Leia Também: Infarmed. Suspensa atividade do distribuidor Orbi-Pharma International