O Ministério da Saúde fez um balanço, esta sexta-feira, dos seis meses de resposta ao surto Monkeypox em Portugal, agradecendo o "elevado compromisso da comunidade e da saúde pública".
Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o ministério dá conta que, até à data, foram contabilizados, em Portugal, 948 casos, mas apenas um este mês, havendo uma tendência decrescente desde a administração das vacinas de proteção.
"A partir de julho, disponibilizou-se a vacina, inicialmente apenas para contactos de casos, dada a escassez do número de vacinas a nível global, e posteriormente esta foi sendo alargada a outras pessoas em maior risco", lê-se na nota, que acrescenta ainda que, "até ao momento, foram vacinadas 1.190 pessoas".
Segundo o Ministério, a resposta a este surto reforçou a importância da colaboração entre profissionais de saúde, associações de base comunitária, pessoas e setores mais afetados pela infeção".
Portugal, que foi um dos primeiros países a detetar casos de infeção por Monkeypox, teve a necessidade identificar os principais sintomas, períodos de incubação e vias de transmissão, "de forma a informar e definir medidas de prevenção eficazes e interromper cadeias de transmissão", destacou o Ministério da Saúde.
O comunicado termina com o conselho à vacinação das pessoas em risco. "A vacina para Monkeypox mantém-se com marcação prévia, mediante o cumprimento de critérios de elegibilidade".
Leia Também: Um total 1.190 pessoas vacinadas e confirmados 948 casos de Monkeypox