O talão de 9.400 euros, alegadamente, do restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, não é de um almoço do primeiro-ministro, António Costa, nem do Presidente do Brasil, Lula da Silva, como circula nas redes sociais.
Centenas de internautas partilharam a publicação onde aparece a fatura, com a data de 16 de novembro, o mesmo dia em que António Costa almoçou no Solar dos Presuntos, com o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e Pilar del Rio, no âmbito do centenário do escritor José Saramago.
Apesar da coincidência, o talão não é da refeição dos governantes e da mulher do malogrado escritor, e o restaurante já veio esclarecer isso mesmo.
"Durante o dia de hoje, surgiu uma história fantasiosa sobre a fatura da refeição que o primeiro-ministro teve no Solar dos Presuntos na última quarta-feira. É obviamente falsa! A fatura que circula não corresponde à fatura da refeição do primeiro-ministro. Tivemos o maior prazer em ter o senhor primeiro-ministro a almoçar no nosso restaurante no dia histórico em que se assinalavam os 100 anos de nascimento do José Saramago e ficamos indignados com as falsidades que circulam", lê-se na página de Facebook do restaurante.
Entretanto, internautas brasileiros também associaram o mesmo talão à visita de Lula da Silva a Portugal. Contudo, o presidente do Brasil só chegou ao nosso país dois dias depois da data que consta na fatura, a 18 de novembro. Ou seja, também esta publicação é falsa.
Leia Também: Saramago foi celebrado em cerca de 200 ações da rede do Camões Instituto