O Comando Territorial da Guarda da Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou, na segunda-feira, uma raposa (Vulpes vulpes) no concelho de Manteigas, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O resgate deu-se na sequência de uma alerta dado por um popular, que dava conta de que "o animal se encontrava debilitado, aparentava ter dificuldades de locomoção e estava numa zona isolada", informa a mesma nota.
De seguida, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Guarda viriam a deslocar-se até ao local, onde detetaram e resgataram a raposa, que estava, efetivamente, "bastante debilitada e incapacitada de andar", esclarece a autoridade.
No seguimento da ação, a raposa viria a ser entregue no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, "para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural".
No mesmo comunicado, a GNR voltou a apelar à denúncia de situações de âmbito ambiental, através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Leia Também: Edimburgo. Raposa entra em zoo e mata o pinguim mais velho