Se a seca que assolou o território nacional fez com que as barragens portuguesas ficassem com volumes de água bem abaixo da média, as chuvadas que se têm registado nas últimas semanas parecem estar a ter consequências positivas nos caudais de algumas delas.
Um vídeo, partilhado pela página 'Meteo Trás os Montes - Portugal', no Facebook, mostra como a Albufeira de Guilhofrei, também intitulada de Barragem do Ermal, em Vieira do Minho, foi uma das beneficiadas pelas recentes chuvadas registadas na região.
De facto, segundo o Boletim de Armazenamento nas Albufeiras de Portugal Continental da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), referente a outubro de 2022, as albufeiras da região do Douro encontravam-se a apenas 47,2% da capacidade por essa altura (um valor inferior à média prevista para esta altura do ano, de 57,2%).
Porém, o boletim semanal divulgado pela mesma entidade, que dá conta das "disponibilidades hídricas a 21 de novembro", mostra que o volume de água nas barragens já subiu, entretanto, para os 86,2% na região do Douro (valor que supera a média, na ordem dos 84,4%).
O mesmo documento dá conta de que a Albufeira de Guilhofrei, nessa mesma data, encontrava-se a 79% da capacidade, quando a sua média é de apenas 62%.
Leia Também: Seca: Barragem começou a encher em Alijó depois de um verão preocupante