Surtos de gripe das aves na Europa. DGAV afasta risco em Portugal
Nunca tantas aves tinham morrido num só ano nos Estados Unidos como em 2022 e registaram-se também surtos no Reino Unido e nos Países Baixos. Por cá, no entanto, não há 'receio' de que os números possam também atingir recordes.
© Reuters
País Gripe das aves
Um surto de gripe das aves matou, este ano, nos Estados Unidos, 50,54 milhões de aves. Números que fazem deste o surto mais mortal da história do país, segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).
Também no Reino Unido e noutros países europeus se registaram surtos de gripe das aves, mas, em Portugal, de acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinário (DGAV), não se corre esse perigo.
"Não é provável que tal aconteça, uma vez que, aquando da deteção de focos de doença em aves de capoeira são imediatamente implementadas medidas de controlo e erradicação que incluem a proibição da saída de aves das zonas de restrição sanitária estabelecidas de acordo com a legislação em vigor", pode-se ler numa resposta em escrito da DGAV ao Notícias ao Minuto.
"Qualquer importação de aves e produtos de aves será proveniente de países e/ou zonas livres de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade"
A DGAV garantiu que, neste momento, não se encontra nenhum foco de doença ativo, tendo morrido ou sido abatidas, este ano, 477.613 aves, "no âmbito das medidas de controlo e erradicação dos focos em aves domésticas".
Sobre eventuais alterações aos padrões de importação de aves, devido ao risco de novos focos de gripe das aves em território nacional, a DGAV assegura que "qualquer importação de aves e produtos de aves será proveniente de países e/ou zonas livres de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade, tal como estipulado na legislação em vigor de modo a salvaguardar a saúde do efetivo avícola nacional".
O surto que fustigou os Estados Unidos neste mês não é, no entanto, exclusivo desse país, onde se celebrou, no passado dia 24 de novembro, o Dia de Ação de Graças, em que a tradicional ementa é o peru no forno. Também a Europa sofreu crises de gripe das aves, levando mesmo alguns supermercados britânicos a racionar as compras de ovos. Nos Países Baixos, a deteção de um surto levou ao abate de milhares de aves.
Leia Também: Surto de gripe das aves mata mais de 50 milhões de animais nos EUA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com