Uma portuguesa em França associou-se a uma campanha de angariação de fundos e levou uma iguaria nacional para conseguir ajudar quem mais precisa.
De acordo com a Rádio França Internacional, Suzette Fernandes criou uma "bifana gigante", iguaria com que também deverá tentar entrar nos recordes do Guiness.
Suzette, que preside à associação Les Hirond'Ailes, está a tentar ajudar na causa da maratona da Téléthon, que tem como objetivo angariar fundos para a investigação de doenças autoimunes raras, nomeadamente, miopatias.
De acordo com o que a responsável disse à rádio francesa, para que esta bifana se possa servir é preciso "arranjar um padeiro que tenha um forno suficientemente grande para fazer uma carcaça suficientemente grande para ser chamada de gigante". "Foi um bocadinho complicado", confessou, explicando que a placa de inox onde o pão pôde ser cozido em "boas condições" foi cortada numa serralharia. "O pão vai ser de 1,50m e a largura de um metro", explicou, esta semana.
Mas sublinhando que há vários tipos de bifanas em Portugal, referiu que a escolhida foi a do Porto. "Simplesmente porque a carne é laminada e é muito mais fácil de comer uma carne fininha", elaborou.
A responsável disse ainda que para esta bifana ser cozinha, precisou de ficar marinada durante 24 horas: "São 18 quilos de carne".
A bifana começou a ser vendida depois do jogo de Portugal - Coreia do Sul e quanto ao lucro, Suzette explicou que será recolhido pela responsável do Téléthon. O evento de angariação tem a duração de 30 horas e esta 36.ª edição será exibida pelo canal France 2.
Leia Também: Agentes investigam furto de bebidas num restaurante em Castro Marim