Matosinhos. Homem descobre que dor nos ouvidos era provocada por larvas
Paciente, de 64 anos, tinha o canal auditivo infestado por larvas. Insetos, que podem ser letais, já lhe tinham furado o tímpano.
© Global Imagens
País Insólito
Um homem de 64 anos, que estava com fortes dores de ouvido há cinco dias, dirigiu-se ao Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e descobriu que não tinha uma otite mas sim o canal auditivo infestado por larvas.
O caso foi publicado, no passado mês de novembro, no New England Journal Of Medicine, e surpreendeu tanto o paciente como a médica que o atendeu.
De acordo com a publicação, o homem, não identificado, tinha "dor, comichão e uma hemorragia no ouvido esquerdo". Ao ser visto pela otorrinolaringologista, descobriu que tinha uma dezenas de larvas no ouvido.
[Imagem do doente]© New England Journal Of Medicine
O caso, assinado na revista pelos médicos Catarina Rato e Gustavo Lopes, foi filmado para ficar registado e ser estudado. Nas imagens veem-se os vermes a bloquear o canal auditivo do homem. A médica tenta retirar as larvas e acaba por descobrir que parte do tímpano do homem tinha sido perfurado por estes insetos.
Após tirar todas as larvas, a profissional de saúde higienizou o ouvido do paciente colocou-lhe gotas antibióticas. O homem teve ainda de tomar um antibiótico por via oral.
Conta ainda a revista da especialidade que os vermes em questão eram da espécie Cochliomyia hominivorax, uma larva de mosca parasítica, conhecida por comer tecidos de animais.
As fêmeas colocam os ovos em "animais de sangue quente" e, quando as larvas eclodem, devoram a pele e outros tecidos dos mesmos. Se não for tratada, esta 'invasão' pode levar à morte.
Leia Também: Dispensador de molho com larvas num restaurante McDonald's britânico
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com