"Há coisas que não correram bem", diz PR após ser confrontado por popular

O Presidente da República falou aos jornalistas esta terça-feira logo após ser interpelado por um popular.

Notícia

© Global Imagens

Marta Amorim
27/12/2022 13:01 ‧ 27/12/2022 por Marta Amorim

País

Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República falou aos jornalistas esta terça-feira, em Murça, logo após ser interpelado por um popular que fez duras críticas a Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo no que toca aos incêndios. 

Sobre o facto de ser abordado por dois emigrantes, disse que "a democracia é isto", e asseverando que tentou explicar a quem o abordou que "todos estamos conscientes que há coisas que não correram bem" no que toca aos incêndios. 

Marcelo diz que faz esta visita a Murça, altamente afetada pelos incêndios, num altura em que há "um processo em curso quanto à prevenção e quanto a melhores respostas de combate". 

Quanto a essas respostas, diz, há muita coisa a ser feita, mas "demora muito tempo", como o ordenamento do território. 

"Apurar quem são os proprietários, partilhas, resolução, condições para essas pessoas poderem decidir sobre os próprio terrenos", diz, são tudo coisas que levam tempo. 

"Vamos trabalhar para que não possa suceder mais o que sucedeu este ano. Deve ser tudo feito para não voltar a acontecer e vamos trabalhar nisso", afirmou.

O Presidente prometeu ainda voltar a alguns locais "cirúrgicos", mas mais perto da época de incêndios. 

O Presidente da República está a realizar uma visita ao território afetado pelo grande fogo na serra da Estrela, que em agosto atingiu um total de 24 mil hectares de área ardida.

Nesta visita, é acompanhado pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, sendo que já passou pela Covilhã, pelos concelhos de Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Guarda.

[Notícia atualizada às 15h51]

Leia Também: Incêndios. "Corremos o risco de chegar a 2030 com cadastro incompleto"

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas