A forte chuva que se fez sentir esta manhã no Litoral Norte do país afetou com particular impacto a baixa da cidade do Porto. O mau tempo provocou fortes inundações, que acabaram por forçar o corte de muitas estradas e a interrupção do serviço de metro.
Uma das estações atingidas pela interrupção foi a estação de São Bento, no coração da baixa. A zona em torno da icónica estação de caminhos-de-ferro ficou devastada pela força das águas, com muitos negócios e comércio local a ter de lidar com muitos estragos.
A própria calçada foi levantada pelas cheias em alguns pontos da rua. Na Rua Mouzinho da Silveira, que começa na estação e desce até Mercado Ferreira Borges, a água foi tanta que uma pessoa foi arrastada, conseguindo salvar-se com dificuldades.
Às 13h50, os bombeiros do Porto tinham registado 150 pedidos de ajuda em menos de duas horas, com a maioria dos pedidos a ser relativo a cheias em casas e na via pública.
Os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo estiveram sob alerta laranja de precipitação do IPMA, entre as 7h30 e as 12h00 do dia 7, passando entretanto a alerta amarelo.
No domingo, aos mesmos distritos junta-se a região de Vila Real, e estarão sob aviso laranja entre as 9h00 e as 15h00.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Vídeo mostra homem a ser arrastado pela força das águas na baixa do Porto