Investigador considera lamentável "loucura de radicais" e "terroristas"

O vice-presidente do FIBE - Fórum de Integração Brasil-Europa disse hoje ser "lamentável" a invasão dos edifícios dos três poderes, mas "claro" que se tratou de "uma loucura de radicais, terroristas, e a polícia retomou os palácios em Brasília".

Notícia

© Reuters

Lusa
09/01/2023 07:21 ‧ 09/01/2023 por Lusa

País

Brasil

O investigador referia-se, assim, à invasão do Palácio Presidencial, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) hoje em Brasília por apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, uma semana após a tomada de posse no novo chefe de Estado, Luíz Inácio Lula da Silva.

"Lamentável, mas está claro que [foi] uma loucura de radicais, terroristas, e a polícia já retomou palácios", afirmou o brasileiro José Roberto Afonso, que é também investigador do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em Lisboa.

Porém, numa curta declaração por escrito à Lusa, o vice-presidente do FIBE considerou que no Brasil, neste momento, "há uma unanimidade de todos os poderes políticos em defesa da democracia".

O investigador assegurou também que "a ordem será estabelecida".

O Presidente brasileiro decretou a intervenção federal em Brasília depois de centenas de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro terem invadido e vandalizado o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sedes dos poderes legislativo, executivo e judicial.

Os manifestantes, que furaram as barreiras de proteção da polícia, pedem uma intervenção militar para derrubar o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma semana após a sua tomada de posse.

A Polícia Militar conseguiu, entretanto, recuperar o controlo da sede do STF e o chefe de Estado brasileiro prometeu que todos os responsáveis pelas invasões serão punidos.

Leia Também: Sindicato alerta para ataques terroristas nas refinarias do Brasil

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas