O Ministério da Saúde adianta em comunicado que a visita do ministro da Saúde, da secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, aos 16 concelhos algarvios é a primeira edição desta iniciativa que terá "um caráter periódico e visitará todos os distritos do país".
Durante o dia de hoje, os governantes vão conhecer as unidades e investimentos em curso nesta região e dialogar com a população, profissionais de saúde, órgãos dirigentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e autarcas.
A iniciativa do Ministério da Saúde arranca às 09:00 com uma visita do ministro da Saúde à Câmara Municipal de Monchique, seguindo-se uma visita ao centro de saúde deste concelho algarvio.
À mesma hora, Margarida Tavares visita a Câmara Municipal de Albufeira, à qual se segue uma deslocação ao centro de saúde deste município, e Ricardo Mestre é recebido por autarcas na Câmara de Alcoutim, visitando de seguida o centro de saúde do concelho.
Ao final da manhã, a equipa do Ministério da Saúde desloca-se para Vila do Bispo, estando prevista uma receção ao meio-dia na autarquia, à qual se segue uma visita às unidades de cuidados de saúde primários.
A visita segue para Portimão, onde os governantes serão recebidos às 14:30 pelos autarcas na Câmara de Portimão, deslocando-se depois à Unidade Hospitalar de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, ao centro de saúde e ao Espaço da Equipa de Saúde Mental Comunitária para Adultos.
Lagos é o destino seguinte, ao qual se segue Faro, com visitas dos governantes às unidades de saúde destes concelhos.
O dia termina com uma reunião com a Associação de Municípios do Algarve, onde decorrerá a assinatura dos "autos de descentralização" de competências.
Leia Também: Mais de 83% das pessoas com 65 ou mais anos vacinadas contra a gripe