Um homem, de 43 anos, e uma mulher, de 29, foram identificados, na quinta-feira, pela Guarda Nacional Republicana (GNR) por crimes de burla através da aplicação MB Way, nos concelhos de Alter do Chão e Elvas, distrito de Portalegre.
Em comunicado, enviado este domingo às redações, a autoridade afirmou que, “no âmbito de uma investigação por burla informática, acesso ilegítimo e falsidade informática”, foi possível identificar os suspeitos da prática dos crimes.
Foi então dado cumprimento a dois mandados de busca domiciliária e uma busca não domiciliária em viatura, que culminou na apreensão de uma caçadeira, 139 cartuchos, quatro telemóveis, quatro suportes de cartões SIM, além de “diversa documentação bancária e faturas, suspeitas de estarem relacionados com os crimes em investigação”.
A operação policial contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) e Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIC) do Comando Territorial de Portalegre, Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública da Unidade de Intervenção (GIOP), bem como o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Na nota, a GNR diz-se “atenta às inúmeras situações de burla” e aconselhou os cidadãos, numa situação de compra e venda, a estar particularmente atentos às opções que vão adotar, nomeadamente:
- Não aceitar métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos;
- Informar-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco;
- Nunca adicionar/associar um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários;
- Não fornecer dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS;
- Não seguir ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS;
- Verificar o extrato da sua conta bancária com regularidade.
Leia Também: Grupo roubava idosos em Ponte de Sôr. Foi 'apanhado' em flagrante