A Marinha Portuguesa coordenou, na segunda-feira, dia 30 de janeiro, duas ações de busca e salvamento das quais resultaram duas vidas salvas.
Numa nota partilhada no site oficial, a Marinha revela que o primeiro resgate foi de um homem, de 28 anos e nacionalidade filipina, que se encontrava a bordo do navio de carga Berge Mawson, a navegar a cerca de 221 milhas, o equivalente a cerca de 409 km, a Oeste do Cabo de São Vicente, e que sofreu um acidente do qual resultou um ferimento grave num dedo.
A Força Aérea acabou por ser chamada e fazer o resgate. Devido à distância da costa, conta a Marinha, "foi necessário empenhar uma aeronave de asa fixa para efetuar o acompanhamento à aeronave de asa rotativa".
O EH-101 acabou por aterrar no Aeroporto de Figo Maduro pelas 13h33 e o paciente transportado para uma unidade hospitalar de Lisboa.
Já o segundo resgate coordenado pela Marinha esta segunda-feira foi de um homem, de 56 anos e nacionalidade portuguesa, que apresentava sintomas de enfarte do miocárdio.
A vítima encontrava-se a bordo do navio de pesca ‘Sobre Ondas’, com pavilhão em Portugal, a navegar a 45 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 83 km, a sudoeste de Peniche.
Uma embarcação da Estação Salva-vidas de Peniche transportou uma equipa médica até ao barco de pesca para esta estabilizar o paciente. Posteriormente, o homem foi resgatado, em segurança, para o porto de Peniche, onde chegou pelas 22h35. No local encontrava-se uma ambulância que o transportou até uma unidade hospitalar.
Leia Também: Navios da Marinha 'buzinam' sempre para o Hospital do Outão. Sabe porquê?