A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou, esta terça-feira, a suspensão imediata da comercialização de máscaras cirúrgicas do fabricante nacional Antunes & Gabirela, Lda.
De acordo com um comunicado publicado no site, será também efetuada a recolha do mercado deste produto.
"Foi identificada a colocação no mercado nacional dos dispositivos médicos: máscara cirúrgica BFE 95% Classe I, Type I, marca A&G, modelo Adulto, referência 1017 e máscara cirúrgica BFE ≥ 98% Classe I, Type IIR, marca A&G, modelo Adulto, referência 1020, do fabricante nacional Antunes & Gabriela, Lda.", lê-se na na nota, na qual a autoridade refere que existe os produtos ostentam "marcação CE indevida". Segundo os responsáveis, não existe evidência do cumprimento dos requisitos legais que são aplicados a nível europeu, "designadamente, no que respeita à documentação técnica face ao estabelecido nos anexos II e III do Regulamento (UE) 2017/745".
O Infarmed alerta ainda as unidades que disponham destes dispositivos médicos para a não utilização dos mesmos, devendo também, em caso de identificação, entrar em contacto com o fabricante.
Leia Também: Covid-19. Máscaras deixam de ser obrigatórias nos transportes em Espanha