A Força Operacional Conjunta (FOCON) portuguesa que está já, há três dias, em solo turco para ajudar as autoridades locais nas operações de resgate e salvamento no terreno, resgataram este sábado, com vida, uma criança de 10 anos que se encontrava nos escombros.
Segundo deu conta a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na rede social Facebook, o resgate ocorreu na localidade de Antáquia, na região de Hatay, na Turquia.
A informação foi, também, entretanto confirmada pela secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na rede social Twitter. "Uma alegria sem precedentes! Ao terceiro dia de missão, a Força Nacional na Turquia resgata com vida uma criança presa nos escombros", escreveu.
Uma alegria sem precedentes!
— Patrícia Costa Gaspar (@PatrciaCostaGa1) February 11, 2023
Ao terceiro dia de missão, a Força Nacional 🇵🇹 na Turquia resgata com vida uma criança presa nos escombros! Anos de treino, exercícios e formação.... Não há melhor recompensa! De ️ cheio e com um Orgulho sem tamanho 🇵🇹 pic.twitter.com/Su7xnSJm4D
"Anos de treino, exercícios e formação.... Não há melhor recompensa! De coração cheio e com um orgulho sem tamanho", concluiu a secretária de Estado.
De recordar que uma Força Operacional Conjunta portuguesa partiu, na quarta-feira, para a Turquia, com o intuito de ajudar nas operações de resgate no país, na sequência do terramoto que tirou a vida a, pelo menos, 25 mil pessoas em localidades turcas e sírias.
Esta é uma equipa composta por 53 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Isto depois de, na madrugada de segunda-feira, um abalo de magnitude 7,8 ter tido epicentro a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, nas proximidades da fronteira com a Síria. A esse sismo seguiram-se centenas de réplicas - destacando-se, inclusive, um abalo de magnitude 7,6.
Após ter conhecimento destes factos, a comunidade internacional uniu-se para demonstrar a sua solidariedade para com os países afetados, bem como para prestar apoio aos mesmos, ajudando-os a robustecer as equipas de resgate e prestando ajuda humanitária.
[Notícia atualizada às 22h16]
Leia Também: Sobe para 25.000 o número de mortos após terramoto na Turquia