PEM-Móvel. "Todos os dias são prescritas 3.300 receitas médicas"

A aplicação faz quatro anos e conta com mais de 36 mil médicos registados.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
20/02/2023 15:16 ‧ 20/02/2023 por Notícias ao Minuto

País

Saúde

A aplicação dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) já permitiu a prescrição de 4,8 milhões de receitas sem papel e de 11 milhões de embalagens através da Prescrição Eletrónica Móvel (PEM-Móvel), que assinala, esta segunda-feira, quatro anos desde que foi disponibilizada.

A aplicação tem permitido que milhares de utilizadores possam pedir e aceder a consultas, evitando idas e esperas em unidades de saúde, desde que o utente cumpra todos os requisitos de segurança.

O sistema também tem apoiado doentes em situações em que estes estão impedidos de se deslocarem aos centros de saúde, ou quando o médico se encontra longe.

Em comunicado, partilhado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pelos SPMS, acrescenta que "todos os dias são prescritas, em média, 3.300 receitas médicas através de telemóvel".

O sistema conta ainda com 36.320 médicos registados.

"Com a PEM Móvel, o ato de prescrever é mais simples, prático, seguro e cómodo, quer para utentes, quer para médicos que, no final do processo, enviam a receita médica, por SMS e/ou email, para os utentes", vincam as autoridades de saúde.

Os SPMS explicam que "para conseguir aceder à aplicação, o médico deve ativar a sua Chave Móvel Digital (CMD) e assinatura digital, ao balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), ou através do sítio da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), e pedir o registo na aplicação, com o preenchimento do questionário disponível em pem.spms.min-saude.pt."

"Depois de descarregar a aplicação deve ativar a Prescrição Eletrónica Médica, com o objetivo de associar o dispositivo móvel ao médico prescritor, para efeitos de identificação digital (eID)", esclarece ainda o comunicado.

Leia Também: Genéricos pouparam 509 milhões de euros ao Estado e às famílias em 2022

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas