No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, assinalado a 1 de março, a Autoridade Marítima Nacional (AMN), através da Capitania do Porto de Setúbal, do Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal e da Estação Salva-vidas de Sesimbra, marcou presença no exercício de risco sísmico ‘SISMEX 2023’, que aconteceu em Sesimbra, na quarta-feira.
Foi, por isso, simulada uma derrocada na praia da Califórnia, da qual resultaram duas vítimas que ficaram soterradas, tendo de ser resgatadas, e uma terceira vítima ficou em risco de afogamento, diz a AMN, em comunicado.
A iniciativa contou ainda com a participação de elementos da Proteção Civil de Sesimbra, dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra e da Guarda Nacional Republicana (GNR), tendo como objetivo “testar a resposta do dispositivo municipal de Sesimbra”.
Estas operações de socorro foram coordenadas no local pelo Capitão do Porto de Setúbal, “permitindo testar a coordenação dos meios das várias entidades envolvidas no exercício e dos meios no terreno”, adianta a nota.
Este também presente no local o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, o vereador com o Pelouro da Proteção Civil, os presidentes das Juntas de Freguesia do Castelo, Quinta do Conde e Santiago, entre outras entidades, nomeadamente alunos do Agrupamento de Escolas de Sampaio e vários voluntários, que atuaram como figurantes.
Além disso, estiveram empenhados elementos da Capitania do Porto de Setúbal, do Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal e da Estação Salva-vidas de Sesimbra, apoiados por duas viaturas e uma mota de salvamento marítimo.
Leia Também: 'Artémis'. GNR fez 299 detenções desde agosto em fiscalização de caça