Ansioso pelo horário de verão? Temos boas notícias. É já no próximo domingo, dia 26 de março, que os relógios adiantam uma hora, marcando a chegada dos dias mais longos (e de 'menos' uma hora de sono).
Se no caso do Continente e da Madeira a mudança da hora acontece à 1h00 da manhã, que passa a ser 2h00 da madrugada, no caso dos Açores o relógio adianta 60 minutos logo à meia-noite, passando a 1h00.
Contudo, a hora de inverno regressa a 29 de outubro, também um domingo.
O atual regime de mudança da hora na União Europeia é regulado por uma diretiva que determina que todos os anos os relógios sejam adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão, respetivamente.
Recorde-se que, em março de 2019, o Parlamento Europeu aprovou, sob proposta da Comissão Europeia, o fim da mudança da hora nos Estados-Membros da União Europeia, defendendo a entrada em vigor da medida em 2021.
Contudo, a adoção da medida no espaço comunitário dependia de uma tomada de posição, que está por tomar, do Conselho da União Europeia, instância de decisão onde estão representados todos os Estados-Membros, e também dos países.
Portugal defende o atual regime, com uma hora de verão e com uma hora de inverno.
Na sequência de uma consulta pública organizada pela Comissão Europeia em 2018, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), então com competências na manutenção da hora legal em Portugal, emitiu um parecer, remetido ao Governo, que apontava para a manutenção da hora de verão e da hora de inverno, avaliando fatores como a poupança energética e a perturbação no sono.
Leia Também: 'Menos' uma hora de sono? Importa dormir bem (e a decoração pode ajudar)