A Força Aérea destacou mais de 80 militares e quatro aeronaves F-16M para a missão 'Baltic Air Policing 2023' (BAP23) da NATO, na Lituânia.
Segundo informa uma nota publicada no site do referido ramo das Forças Armadas, em causa está uma missão que começa em abril, com a duração de quatro meses.
Em causa está uma missão que, segundo explica a mesma nota, "surge da necessidade de defesa de nações pertencentes à NATO sem capacidade para proteger o respetivo território e espaço aéreo, como é o caso dos Países Bálticos, Estónia, Letónia e Lituânia".
A Base Aérea N.º 5, em Monte Real, foi o palco da Cerimónia de Entrega do Estandarte Nacional e da Bandeira da Força Aérea à Força Nacional Destacada, numa cerimónia presidida pelo vice-chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o Tenente-General Barros Ferreira, que decorreu no passado dia 21 de março.
O comandante do destacamento realçou ainda a "responsabilidade acrescida que a Força Aérea irá ter enquanto 'Lead Nation' (Nação Líder) no BAP23" - tendo ainda deixa claros "os objetivos de que as cores de Portugal e da Força Aérea sejam honradas", elabora a mesma nota.
Leia Também: Velejador francês resgatado ao largo da Madeira com "crise intestinal"