Segundo informação enviada às redações, Helena Carreiras desloca-se ao Brasil para uma visita à LAAD Defence & Security 2023 -- Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Rio de Janeiro, "a maior feira de defesa e segurança da América Latina" que reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias para as Forças Armadas, polícias e Forças Especiais.
A ministra participa na terça-feira de manhã na cerimónia de abertura desta feira, visitando depois o stand de Portugal para um encontro com as empresas nacionais representadas, que são 10.
Da parte da tarde, Helena Carreiras participa numa palestra intitulada "Portugal e Brasil numa ordem internacional em mudança: desafios e oportunidades", na Escola Superior de Guerra, também no Rio de Janeiro.
Da agenda pública de quarta-feira faz parte uma visita da governante às instalações da Embraer, em São Paulo.
No dia seguinte, Helena Carreiras tem marcado um encontro com o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.
Portugal assinou, a 22 de agosto de 2019, os contratos para a compra de cinco aeronaves KC-390 da Embraer, com componentes feitos nas duas fábricas em Évora da construtora aeronáutica brasileira e nas OGMA (Alverca).
O primeiro avião KC-390, dos cinco comprados por Portugal à empresa brasileira Embraer, chegou, em outubro do ano passado, à BA11, a nova 'casa' destas aeronaves, informou a Força Aérea Portuguesa.
As aeronaves, que vão substituir os Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa (FAP), envolvem um total de 827 milhões de euros.
O negócio inclui a aquisição de um simulador de voo e a manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida.
Leia Também: Zelensky apela a defesa da Ucrânia em mensagem de Páscoa