O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, entregou esta quarta-feira a Chave de Honra da Cidade ao presidente da Letónia, Egils Levits.
O autarca lisboeta destacou a importância desta visita oficial como "uma oportunidade para aprofundar as relações diplomáticas entre Portugal e a Letónia", durante a sua intervenção na cerimónia, que decorre no Salão Nobre da CML.
O galardão, destaca a autarquia em comunicado, "distingue personalidades, instituições ou organizações nacionais ou estrangeiras que – pelo seu prestígio, cargo, ação ou relacionamento com Lisboa – sejam considerados dignos dessa distinção".
Carlos Moedas recordou que, no ano passado, a Letónia celebrou os 100 anos da Constituição de 1922, um projeto que foi "destruído pela ocupação violenta e pela guerra", mas que continua a "ser uma inspiração" para Egils Levits, que "o fez escrever, no preâmbulo da atual Constituição, que o povo letão conquistou a sua nação através da luta pela liberdade".
Em Portugal, "valorizamos da mesma forma a democracia e a liberdade: no próximo dia 25 de abril celebramos 49 anos de democracia", após "quase meia década de governo autoritário", referiu, por fim, Carlos Moedas.
Leia Também: Presidente da Letónia está em Portugal. As imagens do início da visita