Um homem decidiu 'aventurar-se' na foz da ribeira que desagua na praia de Carcavelos, no sábado, depois de ser alertado para a presença de seis patos bebés e a mãe presos no local.
O internauta Mário Gomes fez uma publicação no Facebook, na sexta-feira, que dava conta que os animais estariam em risco "há cerca de uma semana", uma vez que poderiam ser atacados por gaivotas.
"Não conseguem voltar para trás, visto não haver abertura na ribeira que o possibilite. Contactado o ambiente da Câmara de Cascais e o serviço de resgate animal da referida câmara, informaram-nos que não têm meios para tirar os patos da água. Alguém sabe/pode fazer algo? Serão brevemente manjar de gaivotas", escreveu o homem num conjunto de imagens dos patos enclausurados.
Eis que surge Miguel Lacerda que acabou por se tornar o grande herói dos animais.
"Alguém já nadou no esgoto ou água estagnada? Eu já! A urgência em resgatar os patos tinha a ver com as gaivotas que já se concentravam na zona (para os comer…)."
Lançou-se à água e retirou, um a um, os bebés. Depois, conseguiu atrair a mãe através do túnel de esgoto, com "mais de 100 metros de comprimento", com "o piar dos filhotes". "Já na quinta dos ingleses, num pequeno lago com água aparentemente limpa soltei os patinhos que nadaram rapidamente para junto da progenitora", conta Miguel.
Tudo está bem quando acaba bem, mesmo que Miguel tivesse precisado mais do que três banhos para retirar o cheiro de esgoto do corpo. "Fui um grande porcalhão, mas com justificação", escreveu.
A história não fica por aqui. No dia seguinte, no domingo, os patos voltaram à praia de Carcavelos, numa altura em que estava em curso uma ação para "remover lixo marinho de dentro do túnel (localizado na operação de resgate)".
"Ficámos surpresos ao ver os patinhos a voltar à praia", referiu Miguel.
Leia Também: Esta cadela é a versão real do Snoopy e está a 'derreter' a internet