Em comunicado, o Metro de Lisboa refere que nos dias 22 e 23 de abril (sábado e domingo), o troço Cidade Universitária/Rato (e no sentido inverso) da linha Amarela abrirá ao público apenas às 09h00 e de domingo a 28 de abril encerrará às 23h00.
As alterações de horário de funcionamento ao público prendem-se com a necessidade de efetuar trabalhos de manutenção na infraestrutura do sistema de sinalização da linha Amarela.
A execução dos trabalhos, "pela sua natureza e complexidade, não é compatível com a circulação em segurança dos comboios e o funcionamento do serviço de transporte", refere a empresa na nota.
De acordo com o Metropolitano de Lisboa, o calendário de trabalhos pressupõe a realização das empreitadas por ciclos que ultrapassam o período normal de encerramento noturno entre as 01h00 e as 06h30.
Como alternativa, nos dias em o horário de funcionamento é alterado os passageiros poderão utilizar as carreiras da Carris 738, 701 e 727.
Nos próximos três meses, a circulação das linhas Amarela e Verde do metro vai sofrer interrupções temporárias para integração dos dois novos viadutos construídos no Campo Grande com os já existentes.
A transportadora explicou que as interrupções temporárias decorrem no âmbito do plano de expansão da rede do metro para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré.
Em causa estão trabalhos relacionados com a integração dos viadutos em construção, que vão provocar alguns constrangimentos na circulação dos comboios em parte das duas linhas.
Com conclusão prevista para 2024, a Linha Circular, que vai ligar a estação do Rato ao Cais do Sodré, numa extensão de mais dois quilómetros de rede, irá criar um novo anel circular no centro de Lisboa e interfaces que conjugam e integram vários modos de transporte.
O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião). Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e as 01h00.
Leia Também: Obras do Metro de Lisboa condicionam trânsito a partir de 26 de abril