A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve cinco pessoas e apreendeu "muita droga" na manhã desta quinta-feira, durante uma operação policial de combate ao tráfico de droga na cidade do Porto, revelou o Diretor Nacional desta força de segurança aos jornalistas no fim da ação.
De acordo com Manuel Magina da Silva, a operação, que contou com cerca de 300 polícias, decorreu em "vários pontos da cidade do Porto, mais concretamente em Gondomar, Espinho, Gaia, Matosinhos e na Pasteleira".
Foram cumpridos 44 mandados de buscas domiciliárias e não domiciliárias, 30 deles no Bairro Pasteleira, onde foram também executados os cinco mandados de prisão.
Apesar de não ter adiantado que quantidade de estupefaciente foi apreendido, o responsável revelou que "tudo indica que a operação tenha sido um sucesso", visto que, foi apreendida "muita droga", alguma dela ainda embalada e acabada de chegar de um país fora da Europa.
"A operação de hoje tudo indica que vai ser um sucesso porque fizemos uma grande apreensão de droga, alguma dela ainda embalada, o que nos permite concluir que está embalada conforme o seu local de origem, que não será no continente europeu, portanto, temos muita droga", adiantou.
"A Pasteleira é o bairro mais policiado de Portugal"
Sobre o "flagelo" do tráfico e consumo de droga, Magina da Silva lembrou que este não acontece só na Pasteleira e na cidade do Porto, "é um problema mundial" e que deve ser combatido por todos.
Apesar disso, admite o responsável, este bairro da cidade do Porto é muitas vezes notícia por este tipo de crime. Possivelmente, devido ao facto de ser também o mais policiado de Portugal.
"Atrevo-me a dizer que a Pasteleira é o bairro mais policiado de Portugal. Só este ano fizemos 40 operações especiais criminais no âmbito da lei das armas, fizemos 582 ações de visualização para devolver alguma tranquilidade aos moradores porque, obviamente, a maioria dos moradores da Pasteleira não são traficantes e têm o direito à sua segurança. Fizemos 312 espécies de espediente criminais para os tribunais, 187 detenções por tráfico de droga. No ano passado fizemos 467. Só em 2023 foram já apreendidas 11.800 doses de droga e 24 mil euros", recordou.
Leia Também: Desencadeada operação policial de combate ao tráfico de droga no Porto