A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco revelou, esta terça-feira, que, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), resgatou duas corujas-do-mato que estavam a "deambular na via pública", no concelho da Covilhã.
Em comunicado, enviado às redações, a autoridade referiu que o resgate aconteceu no sábado, 29 de abril, quando "no decorrer de uma ação de patrulhamento", os militares "foram alertados por populares que os animais se encontravam a deambular na via pública".
"De imediato os elementos do NPA deslocaram-se para o local onde detetaram os animais, tendo verificado que se encontravam debilitados e com incapacidade para voar", acrescentou a GNR.
As corujas foram posteriormente entregues ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, "para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural".
Na nota, a GNR lembrou ainda que "através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono".
Leia Também: GNR aplica 21 multas por utilização indevida de gasóleo colorido e marcado