Marcelo recebeu em Belém vice-presidente da China. Eis as imagens

Chefe de Estado português teve um almoço de trabalho com o vice-presidente da China. Veja as imagens na fotogaleria acima.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Miguel Figueiredo Lopes /Presidência da República

Notícias ao Minuto com Lusa
08/05/2023 16:13 ‧ 08/05/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Fotogaleria

O vice-presidente da China, Han Zheng, foi recebido, esta segunda-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa, onde decorreu um almoço de trabalho. Este foi um convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito da visita que Han Zheng está a realizar a Portugal.

A página oficial da Presidência da República assinalou o momento e divulgou algumas imagens do encontro, que pode ver na fotogaleria acima.

"Após a fotografia oficial e um encontro a sós do Presidente da República com o vice-presidente chinês", decorreu o almoço de trabalho.

Neste almoço "foram abordados assuntos da agenda bilateral e das trocas comerciais e investimento entre a República Popular da China e Portugal, bem como matérias referentes à atualidade internacional", lê-se.

Recorde-se que Han Zheng está a realizar desde hoje uma visita a Portugal, onde permanecerá até quarta-feira.

No sábado à noite, depois de ter estado no Banco Alimentar Contra a Fome, em Alcântara, Lisboa, o Presidente da República referiu-se às relações diplomáticas com a China na atual conjuntura mundial.

Depois de salientar o alinhamento de Portugal com as posições da NATO e da União Europeia em matéria de segurança, Marcelo Rebelo de Sousa falou de "países que têm posições mais distanciadas, mas que não são menos preocupadas com a situação na Ucrânia, caso do Brasil de China".

"Vem a Portugal o vice-presidente chinês. A China tem assumido agora um papel mais intenso em relação a este problema, e Portugal é uma plataforma importante de diálogo. Naturalmente, estamos onde estamos, somos aliados da Ucrânia, somos aliados da NATO e da União Europeia, mas mantemos diálogo com tudo aquilo que possa no momento seguinte, a prazo, ajudar a construir a paz", frisou.

No passado dia 19 de abril, o Presidente da República recebeu em Belém o chefe do executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Ho Iat Seng, tendo tratado de questões de direito acordadas com a China em 1999 e do ensino do português.

Antes da pandemia da Covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de Estado à República Popular da China entre abril e maio de 2019, que começou em Pequim, passou por Xangai e terminou na Região Administrativa Especial de Macau.

Em Macau, o chefe de Estado repetiu a mensagem de que "a diferença" desta região administrativa especial é o que lhe dá valor, destacando a importância da presença da língua portuguesa.

O Presidente da República referiu que a língua portuguesa é atualmente mais falada em Macau do que no tempo da administração portuguesa e manifestou a certeza de que irá permanecer após 2049.

Num balanço da sua visita de três dias à República Popular da China, em conferência de imprensa, declarou-se "muito feliz" com a forma como decorreu e destacou a subida para "o grau máximo de relacionamento político".

O chefe de Estado destacou então o memorando de entendimento que estabelece um novo patamar no plano das relações políticas bilaterais: "Subiu-se para o grau máximo de relacionamento político possível, ao nível dos Estados Unidos da América, do Reino Unido, da França e da Alemanha, parceiros políticos num diálogo que ultrapassa a mera parceria estratégica".

Leia Também: MNE chinês visita esta semana Alemanha, França e Noruega

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas