"Em cerimónia no Palácio de Belém, o Presidente da República condecorou Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora de 2014 a 2022, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública", lê-se numa nota divulgada na página da Presidência.
Professora do departamento de Fitotecnia da UÉ, desde 2002, Ana Costa Freitas, de 68 anos, foi reitora da academia durante oito anos.
Ana Costa Freitas deixou o cargo em maio de 2022 por ter sido impedida de se recandidatar, devido à limitação de mandatos.
Quando saiu, assumiu estar satisfeita com a sua liderança,
A criação do Centro Académica Clínico em parceria com politécnicos e com unidades locais de saúde, a candidatura com outras instituições ao Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) e a ligação às câmaras foram alguns dos projetos que destacou.
Outra das apostas ganhas, na sua opinião, foi a definição das áreas âncora: Mediterrâneo, ambiente, alterações climáticas, biodiversidade e agricultura; património material, imaterial e humano e artes; aeroespacial e transformação digital; e saúde.
"Serei a primeira reitora que sai da universidade em que todos os departamentos têm à frente um professor catedrático", realçou ainda na altura.
A Ordem da Instrução Pública destina-se a galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino.
Leia Também: Marcelo Rebelo de Sousa promulga diploma da eutanásia