Depois de um mês de abril repleto de dias de sol e calor, maio tem-nos brindado com dias mais cinzentos. Depois de uma segunda-feira mais chuvosa a sul, esta terça-feira, Lisboa e a Margem Sul foram assoladas por um 'festival' de chuva, trovoada e relâmpagos.
"Trovoada no centro de Lisboa, neste momento" ou "Caos no trânsito em Lisboa, com temporal em plena hora de ponta. Precauções nas estradas", foram duas das publicações feitas pela página Meteo Trás os Montes – Portugal, na rede social Twitter.
As redes sociais também se inundaram de vídeos destes momentos, como foi o caso da "chuva de granizo no Pragal", no distrito de Setúbal.
Parque das Nações, Lisboa.
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) May 23, 2023
©️ Mafalda Borrego pic.twitter.com/8Q4wsuhNQL
Caos no trânsito em Lisboa, com temporal em plena hora de ponta.
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) May 23, 2023
️ Precauções nas estradas!
©️Carla Fonseca pic.twitter.com/kklyH9Eori
Chuva de granísio em pragal pic.twitter.com/cFEnsXTYgM
— Birra Bairro (@birrabairro) May 23, 2023
Granizada na Costa de Caparica, Almada.
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) May 23, 2023
©️Mafalda Ventura pic.twitter.com/p1nqIQhPtS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) confirmou ao Notícias ao Minuto que, entre a meia noite e as 17h30 de hoje, já se registaram 64 ocorrências devido às condições meteorológicas adversas, que envolveram 276 operacionais e 96 meios terrestres.
Entre as ocorrências estão quedas de árvore (13), inundações (15), queda de estruturas (5), movimentações de massa (13) e limpezas de via pública (28).
Uma das situações de maior relevo, neste momento, é uma queda de árvore na EN10, em Vila Franca de Xira, que atingiu uma viatura e está a condicionar o trânsito naquela zona.
A ANEPC acrescenta que o mau tempo se divide um pouco por todo o território de Portugal continental, com maior incidência a sul, como é o caso dos distritos de Lisboa e Setúbal.
De recordar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, entre outros, os distritos de Setúbal e Lisboa em alerta laranja devido a trovoada e em alerta amarelo devido à chuva até às 21h00 desta terça-feira.
Já na segunda-feira, a queda de chuva forte provocou inundações em Setúbal, principalmente a zona de Camarinha que foi assolada por cheias.
Leia Também: Chuva forte provoca inundações em Setúbal. Eis as imagens