Na sequência do mau tempo que se fez sentir na tarde desta terça-feira, que atingiu principalmente a região sul do país, foram registadas dezenas de ocorrências na cidade.
Segundo informação do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa, em declarações ao Notícias ao Minuto, os operacionais acorreram a 39 ocorrências - 26 inundações na via pública ou em espaços privados e 13 quedas de árvores ou ramificações, que acabaram por danificar algumas viaturas.
Houve ainda um abatimento do piso na Rua da Vitória, próxima à rua da Prata, na Baixa de Lisboa. O RSB esclareceu que a área ficou sinalizada, estando agora a Câmara Municipal de Lisboa responsável pela reparação do piso.
Contudo, os Sapadores de Lisboa esclarecem que, apesar destas ocorrências, não há registo de feridos ou danos de maior dimensão.
Pelas 21h30, a situação terá acalmado e, por agora, decorrem trabalhos de limpeza da via pública.
Nas redes sociais, há vários vídeos a circular mostrando a chuva intensa que se fez sentir (e os estragos provocados por ela).
Quando a previsão é chuva, Lisboa sempre vai chover no fim da tarde e eu mesmo assim sai neste horário para ir à farmácia em plena crise de cálculo renal 🤡 pic.twitter.com/Nosl5QMojz
— marina (@marinamvarela) May 23, 2023
Mau tempo faz inundações no Almada Forum
— Diário do Distrito (@DiariodoDistrit) May 23, 2023
Video: Mariana Cesário pic.twitter.com/ROex6LVvYr
Depois da enxurrada na baixa está tarde, o piso na Rua da Prata abateu. Mais um dia normal no meu bairro. pic.twitter.com/p4ccYZtqUs
— Sofia Afonso Ferreira (@sofiafonsoferre) May 23, 2023
De recordar que treze distritos de Portugal continental estavam hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Portalegre, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Aveiro, Viseu e Guarda estiveram sob aviso, entre as 18:00 e as 21:00 de hoje, por causa da previsão de aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes, e trovada.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Chuva, trovoada e relâmpagos em Lisboa e Margem Sul. Há vídeos