As melhores sardinhas deste ano foram 'pescadas' - ou desenhadas - nas últimas semanas e, entre mais de três mil propostas, foram escolhidas cinco imagens vencedoras, no âmbito de um concurso organizado pela EGEAC.
Esta foi a 13.ª edição deste concurso, que aceitou criações de 4 de abril a 4 de maio. A originalidade e criatividade das propostas, bem como a sua legibilidade e adaptabilidade a diferentes materiais de comunicação foram fatores decisivos na escolha das sardinhas vencedoras, de acordo com o que a organização explicou.
Cada candidato poderia apresentar um máximo de três sardinhas. De acordo com uma publicação feita esta terça-feira, no Twitter, a organização recebeu propostas de 1.593 pessoas, de 64 países.
Os vencedores foram Tiago Távora Veras, do Brasil e, de Portugal, Rita Martelo, Luís Gil, Eliza Borkowska e Marta Dias. "A cada uma das sardinhas premiadas será atribuído um prémio no valor de 1.500€", explicaram os responsáveis no site.
Durante o mês de junho, as cinco vencedoras podem ser vistas no interior dos autocarros lisboetas, circulando literalmente um pouco por toda a cidade, numa parceria entre a EGEAC e a Carris.
Concurso Sardinhas 2023 - o as vencedoras são....
— Lisboa (@CamaraLisboa) May 30, 2023
4 sardinhas portuguesas e uma brasileira.
As ‘artes de pesca‘ deste ano fizeram jus ao mote “Abril, Sardinhas Mil“ , com + de 3 mil propostas de 1593 autores de 64 países.#Lisboa @CulturaemLisboa pic.twitter.com/K3gupMAiwo
Veja a galeria acima.
Leia Também: Pronto para os Santos Populares? Estes são os concertos a não perder