Câmara de Sever do Vouga quer medidas para controlar javalis

A Câmara de Sever do Vouga pretende ver realizadas ações de abate ou afugentamento de javalis, face às queixas de destruição de culturas, anunciou hoje a autarquia.

Notícia

© iStock/Neil Burton

Lusa
13/06/2023 18:13 ‧ 13/06/2023 por Lusa

País

javalis

Em comunicado, a câmara refere que criou um circuito para comunicar as queixas da população ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e às Zonas de Caça Municipais, com vista ao abate ou afastamento dos javalis.

"Os danos provocados por javalis no concelho de Sever do Vouga mostram uma situação preocupante, levando a Câmara Municipal a promover a colaboração interassociativa de forma a minimizar esta problemática", explica-se no comunicado.

Nas ações já efetuadas desde o início do ano, foi registado um total de abates muito próximo dos 30 exemplares, através de montarias e esperas efetuadas.

De acordo com a autarquia, a realização de esperas "tem sido o mais eficaz no controle de exemplares", embora "sendo um método essencialmente noturno e silencioso, tem passado despercebido às populações".

A Câmara de Sever do Vouga esclarece que o concelho tem, maioritariamente, o seu território classificado em regime ordenado, restando ainda algumas áreas pontuais em regime livre.

O regime ordenado encontra-se dividido em Zonas de Caça Municipais (ZCM), "cujo objetivo é proporcionar o exercício organizado da caça a um número maximizado de caçadores em condições particularmente acessíveis".

Por concessão tutelada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), existem no município de Sever do Vouga quatro Zonas de Caça Municipais geridas por clubes e associações de caçadores.

"A autarquia tem-se reunido com as diferentes organizações gestoras das zonas de caça, devido ao descontentamento crescente por parte da população", dá-se conta no comunicado.

Segundo a mesma fonte, "foi solicitado às associações que promovessem métodos de abate ou afugentamento da espécie para minimizar os danos agrícolas, que fossem solicitados pedidos de correção extraordinários ao ICNF, assim como dedicadas mais jornadas de caça a esta espécie, nos planos de exploração das ZCM, de forma a aumentar o período de incidência da caça sobre esta espécie".

Leia Também: Associação elogia Plano de Ação do Javali. "Decidir" implica "conhecer"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas