Portugal vai enviar amanhã, dia 14 de junho, uma Força Operacional Conjunta (FOCON) para o Canadá, mais precisamente para a província do Québec, com o objetivo de ajudar a combater os incêndios florestais que assolam o país.
A missão, que é coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), está prevista partir pelas 8h45 do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, em voo comercial. Antes, haverá "uma sessão de despedida/apresentação de cumprimentos pelas 7 horas, no Terminal Militar de Figo Maduro", refere um comunicado da ANEPC.
Esta Força Nacional conta com "elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), de Bombeiros das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num efetivo total de 140 operacionais".
A equipa segue para o país fustigado pelas chamas ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), com o contingente espanhol, que é composto por 97 operacionais.
De recordar que o Canadá está a ser assolado por uma vaga de grandes incêndios florestais. Segundo o centro de fogos florestais do Canadá, dos 416 incêndios ativos no país, cerca de metade (203) está fora de controlo.
Desde o início do ano, considerado inédito em matéria de incêndios florestais, já arderam mais de 4,6 milhões de hectares no Canadá.
Leia Também: Incêndios no Canadá voltam a recrudescer. Combate pode durar todo o verão