Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pedrogão Grande ardeu há seis anos. As imagens dos incêndios

A tragédia tirou a vida a 66 pessoas.

Notícias ao Minuto

17:15 - 17/06/23 por Notícias ao Minuto

País Pedrógão Grande

Assinalam-se, este sábado, seis anos dos incêndios em Pedrogão Grande, os incêndios que deixaram o país em estado de alerta, e que fizeram 66 vítimas mortais.

Dezenas de pessoas morreram nas estradas depois de os primeiros focos de incêndios alastrarem, quando deflagraram ao início da tarde de 17 de junho de 2017. Cerca de 500 casas ficaram destruídas pelas chamas.

Na altura, a então ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, referiu que este tinha sido o momento mais difícil da sua vida. "Não foi o momento mais difícil da minha carreira política, foi o momento mais difícil da minha vida". A responsável não abandonou o cargo na altura, fazendo-o mais tarde, em outubro do mesmo ano.

"Tendo terminado o período crítico desta tragédia e estando já preparadas as propostas de medidas a discutir no Conselho de Ministros extraordinário de dia 21 de outubro, considero que estão esgotadas todas as condições para me manter em funções, pelo que lhe apresento agora, formalmente, o meu pedido de demissão, que tem de aceitar, até para preservar a minha dignidade pessoal", lia-se na carta de demissão enviada ao chefe de Governo, António Costa.

Já Costa, que seis anos depois ainda se mantém em funções, recordou hoje esta tragédia. "Não há ano que passe que nos faça esquecer a tragédia dos incêndios de 2017. Curvemo-nos perante a memória das vítimas e expressemos sempre respeito pela dor das famílias", escreveu o primeiro-ministro num conjunto de mensagens divulgadas no Twitter.

O primeiro-ministro aponta igualmente que "a memória deve acima de tudo reanimar a determinação de prosseguir o trabalho de reforma estrutural da floresta e de recordar o dever de todos" prevenir o risco de incêndio.

Recorde as imagens desta tragédia na galeria acima.

Leia Também: Montenegro diz que "não se pode esquecer" tragédia de Pedrógão Grande

Recomendados para si

;
Campo obrigatório