A lista B encabeçada por Jorge Rita, que integra o conselho na qualidade de presidente da Associação Agrícola de São Miguel, obteve 24 votos, enquanto a lista A, liderada pelo docente da Universidade dos Açores Armindo Rodrigues, arrecadou 18 votos.
A eleição decorreu durante a reunião do Conselho de Ilha de São Miguel, que aconteceu em Vila Franca do Campo.
Jorge Rita, que é também vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, vai assim substituir Rui Coutinho na liderança do Conselho de Ilha de São Miguel.
Foram ainda eleitos João Medeiros (da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada) para vice-presidente do organismo, Afonso Quental (UGT) para primeiro secretário da mesa e Maria de Lurdes Batista (Federação das Pescas dos Açores) para segunda secretária.
O Conselho de Ilha é um órgão consultivo do Governo dos Açores composto pelos presidentes das câmaras e assembleias municipais da ilha, por quatro membros eleitos por cada assembleia municipal, por três presidentes de junta de freguesia e um representante do Governo Regional (sem direito a voto).
No conselho, têm ainda assento dois representantes do setor empresarial, dos movimentos sindicais e das associações agrícolas.
Estão também representadas as Instituições Particulares de Solidariedade Social, as associações ambientais não governamentais e as associações de defesa da igualdade de género nas ilhas em que estas tenham sede.
Leia Também: PS/Açores acusa Governo de "desleixo e inoperância"