Marinha termina acompamento de navio russo pelas águas portuguesas

A embarcação estava a ser monitorizada desde segunda-feira.

Notícia

© Marinha

Notícias ao Minuto
21/06/2023 21:26 ‧ 21/06/2023 por Notícias ao Minuto

País

Marinha Portuguesa

A Marinha Portuguesa acompanhou até esta quarta-feira a travessia de um navio reabastecedor russo, que entrou nas águas portuguesas a partir de segunda-feira.

Em comunicado, a Marinha explicou que o navio, denominado 'Kola', foi escoltado pelos navios NRP D. Francisco de Almeida e o NRP Sagitário, entre os dias 19 e esta quarta-feira, dia 21 de junho.

"​​​Esta operação de monitorização reforça o esforço contínuo da Marinha em garantir a soberania do espaço marítimo português, protegendo os interesses nacionais e o exercício da autoridade do Estado no mar", afirmou ainda o ramo das forças armadas.

O acompanhamento de navios russos por águas portuguesas têm sido recorrentes, com as sanções impostas no âmbito da guerra na Ucrânia a gerarem estas operações quando os navios passam pela Zona Económica Exclusiva portuguesa em direção ao continente africano ou ao Mar Mediterrâneo.

A passagem do navio já tinha sido confirmada pela Força Aérea que, na segunda-feira, colocou um avião a monitorizar a "atividade de um navio da marinha" russa, junto da zona económica exclusiva do Arquipélago dos Açores.

Leia Também: Força Aérea monitorizou navio russo em trânsito por águas portuguesas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas