A Marinha Portuguesa acompanhou até esta quarta-feira a travessia de um navio reabastecedor russo, que entrou nas águas portuguesas a partir de segunda-feira.
Em comunicado, a Marinha explicou que o navio, denominado 'Kola', foi escoltado pelos navios NRP D. Francisco de Almeida e o NRP Sagitário, entre os dias 19 e esta quarta-feira, dia 21 de junho.
"Esta operação de monitorização reforça o esforço contínuo da Marinha em garantir a soberania do espaço marítimo português, protegendo os interesses nacionais e o exercício da autoridade do Estado no mar", afirmou ainda o ramo das forças armadas.
O acompanhamento de navios russos por águas portuguesas têm sido recorrentes, com as sanções impostas no âmbito da guerra na Ucrânia a gerarem estas operações quando os navios passam pela Zona Económica Exclusiva portuguesa em direção ao continente africano ou ao Mar Mediterrâneo.
A passagem do navio já tinha sido confirmada pela Força Aérea que, na segunda-feira, colocou um avião a monitorizar a "atividade de um navio da marinha" russa, junto da zona económica exclusiva do Arquipélago dos Açores.
Leia Também: Força Aérea monitorizou navio russo em trânsito por águas portuguesas