O IRA - Intervenção Resgate Animal denunciou que duas cadelas morreram esta segunda-feira depois de serem deixadas dentro do carro, ao sol, pelo dono, na zona dos Olivais, em Lisboa, num dia em que a temperatura poderá atingir os 32 graus.
"Foram deixadas dentro do carro ao sol, enquanto o seu detentor foi almoçar. Face às altas temperaturas que se fazem sentir e ao pouco movimento que a rua tinha, o destino fatal destas duas meninas foi traçado pela negligência do seu detentor", começou por referir a associação numa publicação na rede social Facebook, acrescentando que os animais "não conseguem abrir os vidros, não conseguem ligar o ar condicionado, não conseguem abrir a porta para sair, eles não conseguem gritar por socorro".
Neste sentido, o IRA deixou um alerta aos proprietários de animais de estimação que, se forem ao café ou às compras, devem deixar "os animais em casa", em segurança e protegidos, principalmente das altas temperaturas que se fazem sentir nos últimos dias.
Os animais devem ter água "limpa e fresca permanentemente disponível", um "local para se abrigar do sol e proteger-se do calor" e um "espaço que mantenha a sua temperatura corporal adequada".
Além disso, deve ainda evitar-se "passeios nos picos de maior calor" e, se o fizer, deverá colocar "a sua mão no piso/asfalto, se estiver quente para si, estará para o seu patudo".
Leia Também: Condutor atropelou cão e fugiu no Porto. Animal ficou "gravemente ferido"