Oito homens e oito mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e os 41 anos, foram detidos no dia 4 de junho, por serem suspeitos da prática do crime de burla através da aplicação MBWay.
As detenções ocorreram no âmbito de uma operação policial a propósito de um inquérito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Loures, “com vista a desmantelar uma rede criminosa associada à prática de diversos ilícitos cometidos através da plataforma MBWay, cujo prejuízos ascendem a mais de 60 mil euros”, detalhou o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A mesma nota adiantou ter sido “possível identificar um conjunto de suspeitos que, de forma fraudulenta e através da referida plataforma, se apropriavam de diversas quantias através de compras/pagamentos, levantamentos de dinheiro ou ainda acesso ilegítimo a dados bancários”.
A operação decorreu em diversos locais de Loures, Lisboa, Amadora, Évora e Portalegre, tendo levado a cabo “o cumprimento de 29 mandados de busca domiciliária, seis mandados de busca não domiciliária e 15 mandados de detenção”.
No decurso da operação foram apreendidas três armas de fogo (duas espingardas e uma pistola), três armas de ar comprimido, cerca de 4.000 euros em notas do BCE e, por fim, diversas peças em ouro avaliadas em cerca de 100 mil euros.
Os detidos serão presentes perante a Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Esta operação contou ainda com a colaboração da Guarda Nacional Republicana na execução dos atos processuais realizados na sua área de responsabilidade.
Leia Também: MBWay. Burlão detido pela GNR junto a multibanco em Campo Maior