O Presidente da República vai ter alta hospitalar ainda esta tarde, depois de ter desmaiado esta tarde durante uma cerimónia numa faculdade em Almada devido ao calor.
Os médicos no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, já tinham adiantado que Marcelo Rebelo de Sousa pretendia voltar para casa ainda esta quarta-feira, apesar de se ainda se aguardar os resultados de alguns exames. A notícia da alta hospitalar foi avançada pela SIC Notícias.
Marcelo desmaiou esta quarta-feira à tarde, durante uma visita privada, sem comunicação social presente, ao laboratório lançado pela cientista Elvira Fortunato, que é agora ministra da Ciência e do Ensino Superior. O caso aconteceu pelas 15h45 e, cerca de 20 minutos depois, a ambulância com o Presidente deu entrada no hospital em Oeiras.
Os exames realizados deram boas indicações aos médicos, com o diretor do serviço de Cardiologia do centro hospitalar, Miguel Mendes, a afirmar que o Presidente da República estava "muito bem, normal e na plena posse das suas capacidades". Os exames realizados foram "normais para este tipo de circunstâncias, nada de extraordinário".
Marcelo Rebelo de Sousa esteve inconsciente durante pouco tempo a situação foi considerada "benigna" pela equipa médica, que apontou para o calor intenso que se fez sentir esta tarde.
O primeiro-ministro comentou a situação e desejou as melhoras ao chefe de Estado. Questionado sobre a agenda sobrecarregada do Presidente da República, António Costa disse que dissuadir Marcelo de ter tanto trabalho é "um conselho inútil". "Há pessoas que ganham energia em movimento e o Presidente da República é certamente o caso", afirmou Costa.
[Notícia atualizada às 19h57]
Leia Também: Exames a Marcelo são positivos: "Está em plena posse das capacidades"