Força Aérea transporta pela primeira vez órgãos num helicóptero

Momento aconteceu na quarta-feira, dia 5 de julho. "Missão" foi realizada pelo AW119 Koala, da Esquadra 552 – 'Zangões', destacado no Aeródromo de Manobra N.º 1, em Ovar.

Notícia

© Twitter / Força Aérea Portuguesa

Notícias ao Minuto
06/07/2023 08:56 ‧ 06/07/2023 por Notícias ao Minuto

País

Transplante

A Força Aérea Portuguesa transportou, pela primeira vez na sua história, órgãos para transplante através de um helicóptero, na quarta-feira, dia 5 de julho.

Num comunicado partilhado na página oficial, a Força Aérea revela que tudo começou pelas 7h30 da manhã, altura em que recebeu um pedido do Instituto Português do Sangue e da Transplantação "para a missão de recolha e transporte de um órgão com destino a ser transplantado numa outra pessoa".

Tendo em conta a urgência do transporte e a localização do ponto de recolha e de destino, a Força Aérea decidiu empenhar um helicóptero AW119 Koala, da Esquadra 552 – 'Zangões', destacado no Aeródromo de Manobra N.º 1, em Ovar para esta "missão".

O transporte, que decorreu pelo território nacional, ficou concluído pelo 12h10.

Transportes de órgão é feito, normalmente, por aviões

Recorde-se que, por se tratar de uma missão urgente e com um intervalo curto de tempo, a Força Aérea responde regularmente aos pedidos de transporte de órgãos para transplante que surgem do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Nestas missões são empenhados normalmente os aviões C-295M da Esquadra 502 – 'Elefantes' e Falcon 50 da Esquadra 504 – 'Linces'. A escolha do meio aéreo a empregar está relacionada com a capacidade de aterrar próximo às unidades hospitalares envolvidas na missão de transplantação, bem como na distância entre o ponto de recolha e o ponto de entrega.

Desde o início de 2023, a Força Aérea já realizou 14 transportes de órgãos para transplante.

Leia Também: "A tua ajuda pode salvar-me". Diagnosticado com leucemia, João pede dador

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas